RECURSOS NATURAIS: CONSTRUINDO CONSCIÊNCIA
Na manhã do dia 28 de abril, os discentes do 1º período do curso de Graduação Tecnológic a em Petróleo e Gás, coordenado pela professora Neymara Costa , tiveram uma aula bem descontraída e, ao mesmo tempo, bastante produtiva na disciplina “Recursos Naturais e Meio Ambiente”. A disciplina, que é ministrada pelo professor Guilherme Pereira , teve como tema da aula os “Recursos Naturais” e foi desenvolvida no Parque Ponte dos Bilhares, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) localizada nas adjacências da FAMETRO.
Na atividade, os discentes tiveram que pesquisar pelo Parque diferentes exemplos de recursos naturais, classificá-los quanto à disponibilidade (em renováveis e não renováveis) e descrever usos que geralmente são empregados. Ao final da atividade, os discentes apresentaram e debateram sobre os recursos naturais que haviam pleiteado suas disponibilidades e usos, sob a mediação do professor Guilherme Pereira. Segundo o professor, a aula foi realizada ao ar livre com o objetivo de fugir da lógica de uma educação bancária focada nos conteúdos e estimular a construção do conhecimento de maneira descontraída sobre o tema, tendo os discentes como atores desse processo.
Na atividade, os discentes tiveram que pesquisar pelo Parque diferentes exemplos de recursos naturais, classificá-los quanto à disponibilidade (em renováveis e não renováveis) e descrever usos que geralmente são empregados. Ao final da atividade, os discentes apresentaram e debateram sobre os recursos naturais que haviam pleiteado suas disponibilidades e usos, sob a mediação do professor Guilherme Pereira. Segundo o professor, a aula foi realizada ao ar livre com o objetivo de fugir da lógica de uma educação bancária focada nos conteúdos e estimular a construção do conhecimento de maneira descontraída sobre o tema, tendo os discentes como atores desse processo.
“Metodologias dinamizadoras são fundamentais para o desenvolvimento da autonomia dos discentes e geram resultados bastante satisfatórios no processo de ensino-aprendizagem, sobretudo quando se tem uma turma tão empenhada e interessada, como os discentes do primeiro período matutino de Tecnologia em Petróleo e Gás”, finalizou o professor Guilherme Pereira.
Veja as fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário